Trilha da Boa Vista
03 JAN

Trilha da Boa Vista

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 05/01/2021

Que tal ter uma vista incrível de todo o leste da ilha e finalizar a trilha em uma belíssima praia de água limpa e refrescante? Essa é a proposta da Trilha da Boa VIsta, que inicia na Barra da Lagoa e após passar por um belo mirante de pedras, finaliza na Praia da Galheta.

Esta trilha é mais uma das que iniciam na Barra da Lagoa. Temos, partindo dali, a Trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa e também a Trilha do Farol da Barra da Lagoa, que já falamos aqui e pode ser vista clicando aqui

Chegando na Barra da Lagoa, dirija-se a ponte que fica sobre o famoso canal da Barra. 

Ponte da Barra da Lagoa na Trilha da Boa Vista

Ao final da ponte, vire à direita. Não se deixe enganar pelo fluxo que segue pela esquerda, pois ali também á caminho para uma trilha, a Trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.

Ponte da Barra da Lagoa (Parte Direita) na Trilha da Boa Vista

Logo em seguida, após virar à direita, você verá uma casa verde e no canto do muro uma placa indicando o caminho da trilha. Vire ali.

Caminho para o início da Trilha da Boa Vista

Seguindo por um pequeno caminho de cimento em meio as casas, logo você chegará neste portão marrom. Nesse momento, vire à esquerda.

Indicação entrada inicial na Trilha da Boa Vista

Virando à esquerda você seguirá por um pequeno corredor que te levará para a placa que indica o início oficial da trilha. Essa é mais uma trilha que foi sinalizada pelo projeto Trilhas e Caminhos da Ilha de Santa Catarina. Logo, além dessa já famosa placa que indica o início da trilha, temos também algumas informações sobre o caminho e a história dela.

Entrada da Trilha da Boa Vista

Como está inserida no projeto que citamos, em muitos pontos mais ingrímes da trilha nós temos pequenos degraus de madeira para ajudar no percurso. Esse caminho inicial se dá por entre a mata e é protegido por sombra.

Degraus na Trilha da Boa Vista

Após sair dele, tendo caminhado aproximandante uns 600 metros, acaba a parte de mata, acaba e sombra e começa a parte da subida. A subida exige um pouco de preparo, faça o trajeto com calma e sem pressa. Para ajudar, existem também degraus colocados nas pedras para facilitar a subida.

Escada nas pedras da Trilha da Boa Vista

Depois desse ponto não existe mais sombra até chegar ao topo do morro. A vegetação é baixa e espersa, por isso, use protetor solar. Temos no caminho muitos gravatás, uma planta rasteira com muitos espinhos. Logo, prefira roupas que protejam você deles.

Subida aberta na Trilha da Boa Vista

Como estamos subindo o morro, a paisagem vai ficando mais visível e temos as primeiras visões dos costões rochosos. São belas paisagens!

Vista dos degraus na Trilha da Boa Vista

Vencida a subida do morro, teremos a indicação do primeiro mirante da trilha. É o mirante que nos dá a visão do canal da Barra da Lagoa. Além do canal, podemos ver a praia e também parte da Lagoa da Conceição.

Vista primeiro mirante na Trilha da Boa Vista

Logo depois desse mirante, seguindo pela trilha, teremos mais uma formação rochosa de onde podemos observar a paisagem. Neste ponto, existem duas possíveis passagens. Uma é um pequeno caminho que não leva a lugar nenhum e a outra á a mostrada abaixo. Siga por ela para permanecer na trilha.

Entra da trilha do Mirante da Trilha da Boa Vista

Essa parte da trilha continua com vegetação baixa e esparsa, não tem sombra e a trilha é bem demarcada. Andando pelo alto do morro, teremos a indicação de um segundo mirante. Para acessá-lo, é preciso sair um pouco da trilha para subir nas pedras e ter acesso à vista do costão.

Segundo Mirante na Trilha da Boa Vista

Depois desse trecho aberto, entraremos mais uma vez na mata mais fechada, com sombra. Esse caminho segue até a pedra da Boa Vista e o mirante principal da trilha. Durante o percurso existem algumas placas indicando características da vegetação e animais da região.

Trilha arborizada na Trilha da Boa Vista

Seguindo pela mata, quando ela começa a ficar mais aberta, indica que estamos chegando no mirante. O mirante é uma formação em formato de laje sobre grandes pedras que ficam em cima do morro.

Vista da Barra da Lagoa na Trilha da Boa Vista

Do alto do mirante é possível ter essa visão incrível das praias do leste. Do lado esquerdo, mais próximas, podemos ver a belíssima Praia da Galheta, que é nosso ponto final, e também a Praia Mole. Ao lado direito nós temos a Lagoa da Conceição, onde também podemos ver as dunas que se iniciam ali e vão até a Praia da Joaquina. Olahndo ao fundo, temos a visão dos morros que ficam na Praia da Armação e Pântano do Sul e também é possível avistar a Ilha do Campenhe. Resumindo, temos uma belíssima vista ponorâmica, que se estende do leste ao sul da ilha!

Vista da Barra da Lagoa na Trilha da Boa Vista

Finalizado o momento de contemplação, é hora de seguir para o final da trilha. A boa notícia: daqui pra frente é só descida! Siga pelo lado esquerda da pedra que forma o mirante que você verá onde se inicia o caminho que desce para a praia.

Caminho para Galheta na Trilha da Boa Vista

A trilha é bem demarcada e boa parte do percurso é feito pela vegatação baixa e sem sombra.

Vista Praia da Galheta e Mole na Trilha da Boa Vista

Em determinado ponto, chegaremos ao "final da trilha". Coloco dessa forma, pois essa placa que indica o caminho de início da trilha para quem vem pela Galheta, é na verdade uma bifurcação em uma segunda trilha, que leva da Fortaleza da Barra da Lagoa para a Praia da Galheta e vice-versa. Quem vem da Galheta tem acesso por esse caminho e quando chega nessa ponto, deve escolher entre seguir até a Fortaleza da Barra ou subir para a Trilha da Boa Vista. No nosso caso, como queremos chegar até a praia, devemos descer para à esquerda. Ou seja, a trilha ainda não acabou, precisamos andar um pouco para chegar até a praia.

Fim da Trilha da Boa Vista

Parte do caminho é coberto pelas árvores, então teremos um pouco de sombra pela frente. O trajeto é bem demarcado e parte dele é coberto de areia, indicando que estamos perto da praia.

Caminho até a praia na Trilha da Boa Vista

Depois de mais uns minutos de caminhada, enfim o fim da trilha. Como dito, a trilha termina na praia. E não é quelquer praia, é a belíssima praia da Galheta. Nada melhor que finalizar a trilha e poder dar um mergulho na água refrescante!

Aqui vale um aviso para quem não conhece essa praia ou não se informou antes sobre ela: ela é uma praia de nudismo. Embora o nudismo não seja obrigatório, é comum o trânsito e permanância de pessoas nuas na areia. Isso é completamente normal, mas para quem não se informou sobre o local, é só seguir normalmente respeitando a escolha ou não de cada um em transitar sem roupas, pois a prática ali é permitida.

Chegada na praia da Galheta na Trilha da Boa Vista

Trilha da Boa Vista

Percurso: 2600 metros (somente ida)

Tempo do percurso: 1 hora e 30 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade