Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 08/03/2021 com última atualização em 09/03/2021
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Que tal fazer uma caminhada tranquila, em meio a mata, curtindo as belezas da querida Lagoa da Conceição? Essa é a proposta da Trilha da Costa da Lagoa, que saí do Canto dos Araçás e leva até a comunidade da Costa da Lagoa. O caminho é longo, mas o relevo é tranquilo e a caminhada agradável. E se o cansaço abater, você ainda pode voltar de barco!
Antes de entrar nos detalhes de mais essa trilha, queremos lembrar que existe um outro caminho, também via trilha, para chegar até a Costa da Lagoa. É o Caminho da Costa da Lagoa à Ratones. Nele, você não volta de barco, mas é possível fazer ida e volta via trilha, pois a distância é bem menor.
Bem, agora vamos aos detalhes da trilha. Como dito, o trajeto é feito margeando a Lagoa da Conceição. Logo, é necessário ir até lá, mais especificamante no Canto dos Araçás, que fica ao lado esquerdo para quem chega na Lagoa pelo morro, sentido centro. Siga para a Rua João Henrique Gonçalves, e vá até o final dela. Se estiver de carro, existem alguns poucos lugares para estacionar na rua, mas existem estacionamentos privados no local, onde pagando uma taxa, existe a possibilidade de deixar o carro, usar banheiro e também ducha em alguns deles.
O ponto final onde se pode chegar é no mesmo local do Ponto 3 da Cooperbarco. Se optar por ir caminhando e voltar de barco, existe ali uma parada do barco para você descer e voltar ao mesmo local onde deixou o carro na ida.
Bem, nesse momento, inicia-se a trilha. Serão quase 7 quilômetros até o centro da comunidade da Costa da Lagoa. A caminhada começa no final da rua, ainda com calçamento e segue até virar um caminho de terra e chegarmos na entrada da trilha.
A entrada da trilha é bem sinalizada com uma placa que indica não só o nome da trilha, mas traz também outras informações sobre distância, relevo, vegetação e grau de dificuldade.
A trilha é um grande caminho aberto e com poucas diferenças de relevo. Existem áreas abertas, como essa, onde apenas algumas pedras configuram obstáculos pelo caminho.
Como é caminho de uma comunidade e existem várias casas pelo caminho, que fazem uso dos pontos de barco que localizam-se na Lagoa, é comum depois de caminhar na trilha, encontrar interveções urbanas, como escadas e calçadas.
Alguns pontos também são caminhos abertos margeando cercas, que demarcam propriedades particulares.
Como dito, o caminho todo tem em torno de 7km, sendo que muitos deles são demarcados com esses pequenos indicadores de distância.
Dependendo da época do ano em que se vai, é possível degustar muitas frutas pelo caminho. Dessa vez foram as pitangas, mas também existem muitas goiabas e araçás.
Esse é um dos pontos que vale a pena uma parada. Localizado na descida da pequena cachoeira existente no caminho, é uma prainha calma e tranquila, para descansar e até arriscar um mergulho na Lagoa.
Um dos pontos legais desta trilha, que chamou a atenção na caminhada, foram essas pequenas placas com desenhos feitos pelas crinças da Escola Básica Municipal ENEIM Costa da Lagoa. Curiosos, pesquisamos sobre o projeto e encontramos essa página do Facebook https://www.facebook.com/arvoredeestimacao/. Segundo a página: "O projeto Árvore de Estimação faz parte de um processo de planejamento e gestão do território que visa inferir uma condição de sustentabilidade para as atividades de ecoturismo que exercem influência na área geográfica da comunidade da Costa da Lagoa, Florianópolis/SC". Vale a pena observar e ler as placas pelo caminho!
Outro ponto de interrese pelo caminho é o antigo engenho abandonado. Segundo relatos, o engenho tem por volta de 150 anos e era usado para fazer a farinha de mandioca. Atrás dele, um belo pé de Garapuvu, árvore típica da região.
Falando em Garapuvu, eles são muito comuns no caminho. Alguns deles chamam a atenção pela exuberância e ganham destaque na paisagem.
Nesse, além da árvore, existe uma placa que trás informações sobre a árvore e seu uso na construção de canoas, inicialmente pelos índios Guaranis.
Além do engenho e dos Garapuvus, outro ponto que chama a atenção é o antigo casarão localizado no meio da trilha. Construído por escravos, por volta de 1780, ele está hoje abandonado, apesar de ser tombado como patrimônio histórico. Informações sobre o local, trazem como sua última moradora a Dona Loquinha, que deixou consigo as lembranças da época quando o local e a construção eram utilizados no plantio de café e na produção de farinha, no engenho localizado em frente a construção.
Depois de muita caminhada por meio da natureza e de antigas histórias de Florianópolis, finalmente chegamos a comunidade da Costa da Lagoa. No início do caminho por entre as casas, o trecho passa a ser de calçada e é possível ver pontos de aglomerações de barcos dos moradores da região.
Uma das características da chegada nesse ponto, é a grande quantidade de restaurantes disponíveis para um petisco, almoço ou mesmo para se refrescar com uma bebida gelada ou um sorvete. Alguns deles oferecem, além da possibilidade de refeição, barcos próprios que fazem o retorno para a Lagoa da Conceição. Mas se você não optou por fazer uma refeição em um deles e mesmo assim, quer pegar o barco na volta, sem problemas. Os barcos ali funcionam como uma linha de ônibus, onde é possível se digirir até um dos pontos dispoíveis e esperar o barquinho passar. Quando fomos pela última vez, em fevereiro de 2021, o valor da passagem era de R$ 12,50 por pessoa.
Os horários podem ser verificado aqui https://cooperbarco.wordpress.com/
Essa trilha possui classificação de dificuldade definida pelo Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina, usando umas das escalas de dificuldade descritas em nosso site, de acordo com a norma NBR 15505-2.
GUIA DE DIFICULDADE EM TRILHAS - NORMA NBR 15505-2 | |||
Severidade do Meio | Orientação no Percurso | Condições do Terreno | Intensidade de Esforço Físico |
1 |
2 |
3 |
2 |
Trilha da Costa da Lagoa
Percurso: 6800 metros (somente ida)
Tempo do percurso: 1 hora e 50 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores