Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 14/12/2020 com última atualização em 15/12/2020
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Com toda certeza a Trilha da lagoinha do Leste é uma das mais belas de Florianópolis. Mas o que pouca gente sabe é que no mesmo caminho que leva até ela pelo Pântano do Sul, existem outras trilhas de beleza ímpar. Hoje vamos apresentar a Trilha do Dedo de Deus, que tem início pelo Pântano do Sul.
Assim como a Trilha da Lagoinha do Leste e a Trilha do Morro da Coroa que já falamos aqui, essa trilha também se inicia pelo Pântano do Sul. Para chegar no início da trilha, siga até o Pântano do Sul e dirija-se para o início da trilha da Lagoinha, na Rua Manoel Pedro Oliveira. É uma rua bem pequena e íngreme, logo não terá local para estacionar ali. Sempre indicamos utilizar um estacionamento que fique ali na entrada da praia, pois não existem muitos locais para estacionar na rua e você evita transtornos.
Seguindo pela rua indicada, mais ou menos na metade da rua, você encontrará essa placa, que indica o início da trilha até a praia da Lagoinha do Leste, siga por ela.
Essa trilha é basicamente a subida e a descida do Morro do Pântano. Nossa atenção precisa se voltar para o trecho onde estivermos já no final da subida. Ao invés de descer para a praia, na parte mais alta da trilha, observe a bifurcação mostrada na foto abaixo. Nessa bifurcação, siga para a direita.
Esse caminho indicado segue pela parte superior do morro e como já dito aqui, leva para outras trilhas e outras visões do conjunto de morros que compõe a paisagem do sul. Segundo por essa trilha, logo em frente teremos uma segunda bifurcação. Tenha muita atenção nesse ponto, você deve seguir à direita. A trilha da esquerda leva para o Morro da Coroa, sendo uma trilha alternativa para quem quer evitar descer até a praia e subir o Morro da Coroa. Seguindo pelo nosso caminho que é pela direita, seguiremos pela trilha que se desenha ali e é caminho para o Dedo de Deus e também outras trilhas nesse caminho.
Como o objetivo é o Dedo de Deus, não iremos sair na Praia da Lagoinha ou ter uma visão panorâmica dela. Mas desse ponto da bifurcação, antes de entrar na parte fechada dela, é possível ter pontos de visão da Lagoinha, para matar um pouco a vontade de ver ela.
Depois desse ponto, entraremos efetivamente na mata, na parte mais fechada da trilha. A mata é fechada, mas a trilha é bem demarcada. O bom é que o trilheiro tem a sombra garantida.
Além disso, por ser uma trilha um pouco mais fechada e selvagem, a ocorrência de animais selvagens é mais comum. Em um dos momentos da nossa aventura, fomos supreendidos por barulho no alto das árvores. Olhando para cima, pudemos ver um bando de quatis se deslocando pelo topo das árvores. Sempre ande atento, pois são essas supresas que fazem a trilha valer mais a pena.
Depois da parte mais fechada da trilha, inicia-se um ponto de trilha mais aberta e com vegetação menos densa. Fique atento nesse ponto, pois ela é uma trilha principal e para chegar ao Dedo de Deus, precisamos sair da trilha principal.
A saída da trilha principal se dá justamente na foto mostrada abaixo. É uma bifurcação não tão visível, mas é possível identificar ela no caminho.
Como tem pequenos caminhos que se abrem pela trilha principal, para ter certeza que pegou o caminho certo, use a formação de pedras mostrada na foto abixo como referência para orientação. São essas pedras que formam o monumento natural que dá nome para a trilha. Siga até lá.
Subindo até as pedras, a vista superior dará a visão da belíssima Praia do Pântano do Sul e as demais praias que ficam no extremo sul da ilha, como a Praia dos Açores, Praia da Solidão e Praia do Saquinho.
Além das praias, também é possível ter visão da parte continental de Santa Catarina, como a Praia do Sonho, e outras pequenas praias da Palhoça e Garopaba. Além disso, também ficam visíveis as Ilhas das Três Irmãs, famosa formação de três ilhas que podem ser vistas da região sul da ilha de Florianópolis, mas pertencem ao munícipio da Palhoça. Formada pela Irmã do Meio, Irmã Pequena e Irmã de Fora elas também fazem parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Trilha do Dedo de Deus
Percurso: 2600 metros (somente ida)
Tempo do percurso: 50 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores