Trilha do Morro do Pão de Açúcar
02 AUG

Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 03/08/2021

Quem busca a Trilha da Lagoinha de Leste, certamente tem como um segundo objetivo o Morro da Coroa. A vista diferenciada da praia e as formações rochosas que lembram uma prancha de surf são alguns dos atrativos desse morro. Mas ele não é o mais alto da região, muito menos o único que possui uma vista privilegiada da Lagoinha. Uma outra opção para uma vista igualmente deslumbrante é fazer a Trilha do Morro do Pão de Açúcar. 

O Morro do Pão de Açúcar é o nome dado pelos nativos da região do Pântano do Sul para o morro mais alto no conjunto de morros que fica à direita da Lagoinha do Leste. Segundo registros oficiais, o nome correto do morro é Morro do Pântano, mas as duas denominações são utilizadas. Em imagens, sua vista até se confunde com a do Morro da Coroa, mas lembramos mais uma vez que o cume do Pão de Açúcar morro encontra-se bem acima da Coroa. 

Mas então, como chegamos a esse local? Já falamos aqui sobre o Morro da Coroa, a Trilha da Lagoinha e o caminho que elas tem em comum, que é a entrada pelo Pântano do Sul. Logo, para iniciar essa trilha é necessário seguir até o bairro do Pântano do Sul. Chegando lá, pode-se escolher um dos estacionamentos disponíveis no local para deixar seu carro, uma vez que existem poucas vagas na rua para estacionar. Muito próximo ao local de entrada da trilha, tem o ponto de ônibus que também pode ser usado como meio de transporte até o local.

A pequena rua onde a trilha de inicia faz esquina com a rua principal que chega até o Pântano e se chama Rua Manoel Pedro Oliveira. É uma rua pequena, de calçamento, que possui uma subida bem íngreme. Seguindo por ela, se mostrará a entrada da trilha, sinalizada pela placa abaixo. 

Entrada da Trilha da Lagoinha do Leste, pelo Pântano do Sul

Agora á só seguir morro acima. O caminho é bem aberto e demarcado. Inclusive, por fazer parte do Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina, ela possui intervenções para torná-la mais acessível e segura, como degraus e corrimões que auxiliam em alguns pontos da caminhada. 

Subida Pantano na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Suba pela trilha até o ponto mas alto e antes de iniciar a descida, note que existe uma bifurcação que sobe pela direita. Siga por ela, desviando do caminho principal. 

Bifurcação Praia da Lagoinha na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Agora saímos do caminho tradicional para a praia, mas ainda é possível chegar até o Morro da Coroa por essa trilha ou seguir nosso caminho em frente. Essa decisão deve ser tomada na bifurcação abaixo, que divide novamente o caminho. 

Bifurcação Morro da Coroa na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Desse ponto também é possível ter uma visão ampla da região, onde podemos ver tanto o Morro do Pão e Açúcar, quanto o Morro na Coroa. É nítida a diferença de altitute dos dois. 

Morro da Coroa  x Pão de Açúcar na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Seguindo pelo caminho da direita na bifurcação mostrada acima, seguimos para o outro lado do morro, de onde teremos uma visão privilegiada do Pântano do Sul. Seguindo sempre em frente pela trilha, podemos chegar até o ponto conhecido como Dedo de Deus, ou continuar em frente em nossa trilha e acessar um pequeno mirante, de onde temos uma ampla visão do Sul da Ilha. 

Mirante Sul da Ilha na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Depois do mirante, temos a continuação da trilha, que se desenha pela grama, desce um pouco pela mata e inicia um momento de trilha com mata mais fechada. 

Trilha após Mirante na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Seguindo por esse caminho, ele leverá direto para a Ponta da Felicidade. Por isso, fique atento ao caminho indicado no Wikiloc e ao percurso, para sair da trilha principal no ponto mostrado abaixo, onde se inicia a parte mais fechada do caminho, desviando do curso normal da trilha principal. 

Bifurcação Final na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

Agora é morro acima! Siga com calma, pois o caminho é um pouco fechado e a trilha não é tão bem demarcada. Essa subida final em mata mais fechada não é tão longa, mas é a parte mais difícil do caminho.

Seguindo por ela, vamos finalmente chegar ao nosso desejado cume do morro. De lá, temos uma visão panorâmica do Pântano do Sul.

Vista Pantano na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

E seguindo pela pedras, finalmente o mirante principal, com vista para a Lagoinha do Leste, que se assemelha muito a vista que se tem do Morro da Coroa.

Mirante Pão de Açúcar na Trilha do Morro do Pão de Açúcar

 

 

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc